MÉTODO DIAS - PRESOTTI

O Método de Ensino Dias-Presotti  é  um programa clínico educacional com uma prática predominantemente psicopedagógica. Criado a partir da prática e observação dos comportamentos de crianças com atraso de desenvolvimento e linguagem em diversas situações, frente a diferentes estímulos.  A base do nosso trabalho é o processo de mediação simbólica, ou seja, nosso maior objetivo é manter o contato de olhar e dar significado as palavras. A criança deverá fazer o pareamento mental entre imagem e palavra. O Método tem como pressuposto básico a planificação e individualização da intervenção, com alto grau de personalização, em situação de dois terapeutas para cada criança. Consideramos a linha do desenvolvimento infantil típico como base para implementação das intervenções. O pressuposto básico é respeitar a singularidade de cada criança, como ser único, tomando a própria criança como parâmetro de si mesma.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional trabalha na prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas. O Terapeuta Ocupacional utiliza de atividades e tecnologias diversas como meio de intervenção, com o propósito de promover independência e autonomia ao indivíduo na participação/integração à vida social, melhorando o desempenho funcional e prevenindo incapacidades e atrasos no desenvolvimento.           

Na Terapia Ocupacional, a ocupação envolve atividades de vida diária (AVD’s) tais como alimentação, autocuidado, vestuário; atividades de vida prática (AVP’s) como pegar ônibus, ir ao supermercado, fazer uma compra; atividades escolares, trabalho e lazer.

NEUROPSICOPEDAGOGIA

É uma ciência transdisciplinar com base neurociências e na educação. Realiza um trabalho com pessoas portadoras ou não de transtornos e dificuldades de aprendizagem, atuando nas fases de: Avaliação, Intervenção, Acompanhamento, Orientação de estudos, Ensino de estratégias de aprendizagem mantendo diálogo permanente com as partes envolvidas no caso, como a família, a escola e outros profissionais.

P.E.I: É um programa que propõe o desenvolvimento de funções cognitivas a partir da mediação que promove a contínua modificabilidade do indivíduo, atuando na possibilidade de transformação do potencial de aprendizagem.

PSICOLOGIA INFANTIL

Tem como objetivo investigar e intervir de forma global nas manifestações comportamentais da criança, no desenvolvimento mental/cognitivo, social e emocional. Trabalhamos oferecendo um ambiente onde a criança se sinta- se acolhida e segura. Utilizamos recursos e atividades lúdicas como canal facilitador para que a criança consiga se expressar, definindo seus sentimentos e pensamentos.

O processo terapêutico é feito de forma conjunta com a família visando assim que os mesmos dêem continuidade ao trabalho desenvolvido no consultório. Isto é o que chamamos de Orientação de Pais, que pode se estender a outras pessoas e contextos em que a criança esteja inserida (exemplo: a escola).

fonoaudiologia

O Fonoadiólogo é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas com ela relacionados.

A comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal.

Adicionalmente, a fonoaudiologia também atua na prevenção, avaliação e tratamento da deglutição e suas perturbações. Entende-se por deglutição a passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada.

O fonoaudiólogo também atua na prevenção, avaliação e tratamento da audição e suas perturbações. Áreas de Intervenção: linguagem, motricidade orofacial, disfluência (gagueira),voz, disfagia e audiologia.

© 2018 por Clinica Psicopedagogica Aprender

Contate-nos: 3563-7143 /   aprenderclinicapsicopedagogica@gmail.com   

Edificio Trade Center, Sala 803, Taguatinga - DF - CEP: 72.010-971