Metodologia Dias-Presotti

AdobeStock_161681797.jpeg
flor 4.png

O Método de Ensino Dias-Presotti  é  um programa clínico educacional com uma prática predominantemente psicopedagógica. Criado a partir da prática e observação dos comportamentos de crianças com atraso de O Método Dias-Presotti é o resultado da prática e de pesquisas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da pessoa com diagnóstico no transtorno do espectro autista. Surgiu a partir da inquietação, da investigação de uma metodologia que respondesse as necessidades das pessoas com autismo. É uma intervenção sensível que acredita que todos podem aprender, no entanto, essa aprendizagem está condicionada ao processo de mediação das funções e habilidades que deveriam ter amadurecido.  O método foi elaborado a partir das experiências vivenciadas pelas psicopedagogas Lourdes Dias Rodrigues juntamente com Andréa Presotti no contexto clínico e escolar. Desenvolvido após anos de trabalho com crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico.

            No início do trabalho é realizado uma entrevista com os pais para se conhecer quais os objetos e brinquedos que a criança mais gosta, esses objetos servem como mediador no primeiro contato com o ambiente e os terapeutas. O trabalho segue várias etapas, é necessário que a criança realize uma avaliação para que seja identificado o ponto de partida do seu programa.  A primeira etapa do programa é o trabalho de mesinha, a criança é atendida por dois terapeutas que interagem simultaneamente. O terapeuta inicia a interação e o coterapeuta é responsável pela mediação da resposta.

Hoje podemos contar com vários exemplos clínicos de sucesso, evidenciando a eficácia do método no processo de intervenção psicopedagógico.

WhatsApp Image 2021-05-02 at 16.30.25.jp
flor 4.png

Andreia Presotti

Sócia Diretora

Criadora da Metodologia

Dias-Presotti

Veja o mini currículo abaixo:

Andréa Presotti, pós-graduada em psicopedagogia e psicomotricidade. Atua em clínica particular desde 2010 com atendimento clinico psicopedagógico para pessoa com autismo e outros transtornos.

dias presotti.png
WhatsApp Image 2021-05-02 at 16.36.06.jp
flor 4.png

Lourdes Dias

Rodrigues

Criadora da Metodologia

Dias-Presotti

Veja o mini currículo abaixo:

Mestre em Psicologia, pós-graduada  em Psicopedagogia, especialista em Autismo e pedagoga. Atua como profissional do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF).

 

Trabalhou como coordenadora do programa de Educação Precoce, professora de Educação Especial (TGD), coordenadora da área de TGD do Centro de Especial de Taguatinga (DF), professora de sala de recurso, professora bidocente de aluno com autismo.

Atendimento clínico psicopedagógico para pessoas com autismo em clínica particular. Professora em curso de especialização em Educação Especial, Psicopedagogia e Autismo em instituição particular de ensino superior.