top of page

Déficit de atenção ou apenas distração? Como identificar e agir!

Foto do escritor: Aprender Clínica PsicopedagógicaAprender Clínica Psicopedagógica



Seu(ua) filho(a) tem dificuldade para se concentrar nas tarefas? Se distrai com facilidade e parece não terminar o que começa? Muitas vezes, esses comportamentos levantam dúvidas: seria apenas uma distração normal da infância ou um sinal de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?


Embora crianças naturalmente sejam curiosas e agitadas, o TDAH envolve sintomas mais intensos e persistentes, como dificuldade extrema de concentração, impulsividade e desorganização, impactando diretamente o desempenho escolar e a rotina diária. Para diferenciar uma distração comum de um possível transtorno, é importante observar a frequência e a intensidade desses comportamentos, além do impacto na vida da criança.


Um estudo da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) destaca que o TDAH afeta cerca de 5% das crianças em idade escolar e que o diagnóstico precoce, aliado a um acompanhamento multidisciplinar, pode ajudar significativamente no desenvolvimento e na qualidade de vida.


O profissional mais indicado para avaliar e auxiliar nesses casos é o Neuropsicólogo, que realiza testes e avaliações para identificar o TDAH e suas particularidades em cada criança. Além disso, o Psicopedagogo pode ajudar na adaptação do aprendizado, criando estratégias para melhorar a concentração e o desempenho escolar. Em alguns casos, o acompanhamento com Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais também pode ser recomendado para desenvolver habilidades socioemocionais e comportamentais.


Se você tem dúvidas sobre o comportamento do seu filho, a Aprender Clínica Psicopedagógica conta com profissionais especializados para avaliar e orientar cada caso. Estamos localizados na Asa Sul e Taguatinga Centro, no Distrito Federal. Acesse nossas especialidades e saiba como podemos ajudar!

 
 
 

Comments


  • Whatsapp Clínica Aprender
bottom of page